quinta-feira, 23 de julho de 2020

Bonecas? Bonecas negras!

BONECA 
                    Cuti


https://www.cuti.com.br/contoscrespo

O conto "Boneca" é um dos 37 contos do livro Contos Crespos do escritor Cuti. 
O conto narra a história de um pai que deseja dar uma boneca negra de presente de natal para sua filha.
O narrador informa que o pai esteve em várias lojas sem sucesso, mas que se negava a desanimar.
Entra em mais uma loja onde é atendido por "Uma mocinha branca, de ar meigo e aspecto subnutrido,..." que indaga se ele já tinha sido atendido. Ao saber que ele estava procurando por uma boneca, lhe oferece várias bonecas brancas.
O comprador, então, comunica que está procurando por uma boneca negra. Após meia hora, o proprietário da loja diz: "tem sim! (...) procura melhor, (...)". A boneca será encontrada após longa procura. Após pagar o pai sai da loja e contempla "o lindo embrulho de motivações natalinas, em que se destacava o Papai Noel, crianças louras e muita neve."

Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, mestre em teoria literária e doutor em literatura brasileira, é escritor, pesquisador e um dos fundadores e membro do Quilombhoje-literatura e um dos criadores e mantenedores dos Cadernos Negros. Ele cunha a expressão Literatura Negro-brasileira para se referir a escrita literária feita por negras e negros brasileiros.
Alguns de seus trabalhos:
Sanga (poemas, 2002); Negroesia (poemas 2007), Contos Crespos (contos, 2008), Literatura negro-brasileira (2010, Coleção Consciência em Debate), entre outras
A relação completa de seus escritos, bem como alguns poemas e o conto "Boneca" podem ser encontrados em seu site
https://www.cuti.com.br/


O conto boneca foi analisado por mim em minha tese de doutorado. Foi um dos contos repassados às professoras e professores em formação a distância em 2012.
A análise e algumas percepções dos cursistas podem ser encontradas em minha tese 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/123406/327438.pdf?sequence=1&isAllowed=y


Sugestão de atividade

1. Leia o conto com as/os estudantes.
2. Convide algumas/alguns estudantes para encenar o conto.
3. Converse sobre a presença/ausência de bonecas negra em lojas que as/os estudantes frequentem.
4. Solicite que, em grupos ou individualmente, mapeiem as lojas que vendem bonecas e completem o quadro abaixo:

5. Depois da pesquisa feita, montar um quadro em papel pardo com as lojas pesquisadas e os números de bonecas negras e bonecas brancas. 
Conversar com as/os estudantes. É possível fazer gráficos comparativos.

Nenhum comentário: